4 de maio de 2016

Espanha: Córdoba....

E lá fomos a Córdoba, a cidade da mesquita em Andalucía. Desde que fui a primeira vez, sua atmosfera me encantou, não sei explicar porque, mas é uma cidade que eu moraria numa boa.
Ela é considerada um patrimônio da humanidade por todas as culturas que estão representadas aqui, romanos, judeos, árabes,...e é hoje uma mistura de antigo e moderno.
A cidade está cheia de laranjeiras e limoeiros, e cheira exatamente a isso. É bonita, é agradável, é romântica.







Restos de um Templo Romano dedicado ao culto imperial. Está do lado da prefeitura.


Triunfo de San Rafael, esse é um dos monumentos dedicado ao arcanjo Rafael que se espalham pela cidade e que por isso recebe o nome de triunfo. Isso se deve a uma fervorosa devoção popular, que atribue a ele sua proteção.

Puerta del Puente, na sua origem fazia parte da muralha da cidade, era a porta de acesso do sul, baixo o nome de porta de Algeciras. Se pode visitar e conta com um mirador.






As fotos acima, foram tomadas de cima do Alcázar dos Reis Cristianos, que na minha opinião estava um pouco abandonado na manutenção, mas vale a visita pelos jardins e mosaicos que se encontram no interior. O Alcázar, serviu de residência por 8 anos aos Reis Católicos, quando esses estavam reconquistando o território andaluz.

Molino de la Albolafia, foi construído para elevar a água do rio até o palácio através de um aqueduto.
Ponte Romano que cruza o rio Guadalquivir. No meio da ponte também podemos encontrar uma escultura a São Rafael.


Lateral da Mesquita-Catedral.


Uma das portas da mesquita-catedral.





Torre da mezquita.
Como era de se esperar, não estava permitido fazer fotos e videos dentro da mesquita. Nós fizemos um tour noturno, chamado a alma de Córdoba, que vale muito a pena. Durante a visita, a medida que são explicados os acontecimentos, nos ilumina o caminho e assim nos centramos na informação relativa a epóca explicada. A Mesquita, na minha opinião, é linda e podemos apreciar todas as mudanças que houve no decorrer do tempo, e a Catedral é espetacular de linda. Todos os detalhes trabalhados no altar central e no coro, são de outro mundo. Vale lembrar, que a Mesquita se construiu encima das ruínas de uma igreja visigoda no ano de 785. Recomendo entrar no site para fazer a visita virtual, tanto do interior como do exterior da catedral.




Até a próxima.

www.turismodecordoba.org
www.alcazardelosreyescristianos.cordoba.es
www.catedraldecordoba.es
www.elalmadecordoba.com