26 de maio de 2015

Escócia: Castelo de Edimburgo....

É sem dúvida a atração turítica mais visitada da Escócia, esse castelo que é na verdade uma antiga fortaleza, muito bem cuidado e interenssantíssimo para o turista. Se encontram também alí um memorial para os mortos nas guerras, a pedra do destino ( que é onde os reis escoceses se sentam quando coroados, e sim é uma pedra, sem mais, ela retornou a Escócia em 1996), jóias da coroa escocesa, algumas prisões, museo de guerra, a capela de Santa Margarida, entre outras coisas e não é a toa que se tornou o símbolo da cidade, que aparte de se encontrar no alto de uma grande rocha, é impressionante. Sem falar das vistas maravilhosas da cidade.


Entrada do castelo






One o´clock gun: é disparado todos os dias ( menos os domingos) às 13:00 servindo como um sinal horário para os barcos e é devolvida por um sinal visual chamada bola horária e situada no monumento a Nelson. Hoje em dia já não se usa para essa finalidade, mas passou a ser uma grande atração para os turistas, já que vai sempre acompanhada de uma cerimônia onde vem um militar disparar o canhão com um pequeno espetáculo, com discurso ao início e fotos com ele ao final. A curiosidade  talvez fique em relação a hora, por que às 13:00 e não às 12:00?, já que seria a metade do dia, porque é conhecido o cuidado que têm os escoceses com seu dinheiro , portanto para que gastar 12 cargas de polvóra, se com uma se produz o mesmo efeito.






Nesse pátio se encontravam as prisões.




Mons Meg: grande tecnologia militar para a época, já que era capaz de alcançar uma distância de 3,2 km com efeito devastador, Se encontra no exterior da capela de Santa Margarida.








Memorial nacional de guerra escôces:  uma homenagem aos mortos na primeira e segunda guerras mundiais e aos militares ao frente desde 1945.




Durante o dia, em algumas estâncias há representação de alguns costumes da época.






É sem dúvida visita mais do que obrigatória na cidade. Especial atenção para as representações de época que valem muito a pena.

Web: www.edinburghcastle.gov.uk

25 de maio de 2015

22 de maio de 2015

Hotel: Sheraton Edimburgo....

Amei esse hotel que ficamos em Edimburgo. Super bonito, aconchegante e os funcionários muito bons, com exceção um pouco para os do restaurante. A localização é ótima e ter esse espaço fora nos ajudou muito para poder brincar de futebol com Gabriel, todos os dias uns "golazos", que deve ter feito mais de um cliente do bar do lado gargalhar.
















Endereço: 1 Festival Square, EH3 9SR, Edinburgh
Telefone: (00__44) (131) 229 9131
Web: www.sheratonedinburgh.co.uk

21 de maio de 2015

Diário de uma Mãe: Vacinas....

Desde que Gabriel nasceu ele tomou todas as vacina indicadas pela pediatra para ele, tanto as dadas pelo governo, como as pagas por nós.
Eu sempre estive atenta ao calendário, tanto em Espanha, como no Brasil. Estava tudo bem, até que mudamos pro Reino Unido, e botou um pouco em contradito todos os nosso cuidados.
Eu me pergunto, com todo o globalizado que está o mundo, onde milhares de pessoas viajam todos os dias de um extremo a outro do planeta, porque razão ( de verdade que alguém me diga), não fazem uma tabela de vacina única para todo o mundo? Não seria mais fácil pra todos? Sem ter que vê que vacina temos que tomar se vamos pra aqui ou acolá. Imagino que inclusive se erradicariam de vez algumas doenças.
Sim, pode que eu esteja exagerando, ok, e se só fosse as vacinas infantis? Também seria complicado?
Isso tudo porque Gabriel teve que tomar outro reforço de Dtpa (antes do tempo indicado), e o resultado foi, que ele teve reação a vacina, coisa que nunca tinha passado e lógico que ía passar, havia uma sobredose de medicação no seu organismo, tudo porque um país não confia no sistema do outro (essa é minha opinião).
Para não ficar parecida uma rata desbaratada (expressão exquisita), a próxima vez ( se não fazem nenhuma mudança) será aos 11 anos, buscando o calendário daqui, dalí e acolá, vou organizar todos aqui. Será que minha vida vai ficar mais fácil?

Fonte: http://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/sbp-divulga-calendario-vacinal-2015/


Fonte: http://www.saludcastillayleon.es/ciudadanos/es/vacunaciones/vacunacion-infantil

O calendário se adapta a cada região, aqui está o de castilha e leão, porque foi o que Gabriel usou.
Apesar da vacina de varicela aparecer aqui aos 12 anos, se dá opção aos pais de vacinarem aos 3 anos, mas de forma privada, é dizer, pagando.
A rotavírus é uma opção paga também.
Não se aplica a BCG.


http://www.nhs.uk/conditions/vaccinations/pages/childhood-vaccination-schedule.aspx

Vale ressaltar que no Reino unido, se aplica a BCG no recém nascido também e vacina intranasal para os que estão em idade de pré-escolar e os pais queiram vacinar, são 3 doses aos 2, 3 e 4 anos.
Aos 12-13 anos as meninas são vacinadas para o HPV.
Entre os 13-18 anos também se vacina contra a diftéria, o tétano e a pólio.
Outras vacinas ( varicela, BCG, gripe e hepatite B) são dadas se a criança pertence a um grupo de risco. Um exemplo: Gabriel não tem a BCG, porque não se aplica em Espanha e quando fomos ao Brasil, já não era necessário vacinar alí porque ele passava de 1 ano. Aqui em Inglaterra se aplica ao nascer até os 16 anos se a criança pode estar exposta a um grupo de risco, no caso de Gabriel, não vacinaram de BCG, porque ele não pertence a um grupo de risco e mesmo estando em contato com outras crianças na escola, estas estão imunizadas, não apresentando risco para ele.


20 de maio de 2015

Escócia: Edimburgo....

O que eu posso dizer de Edimburgo, simplesmente que me surpreendeu, não sei porque razão tinha uma idéia de que seria uma cidade cinza, triste e até deprimente, e nada mais longe da realidade que vivi. Encontrei uma cidade viva, alegre, colorida, amigavél que me deixou com um gostinho de quero mais muito forte. É verdade que o tempo ajudou muito e imagino que deve ser muito duro para os que não são nativos passarem o inverno alí, mas vou ficar com minhas lembranças tão gostosas dos dias que passei na terra da mãe do Harry, que mesmo não tendo coincidido para um "afternoon tea" com a Jo ( olha a intimidade da garota, fica pra próxima), foi sensacional.

Início da Grassmarkt, onde estão localizados muitos pubs. Tentamos entrar em um para tomar uma sidra, mas não nos permitiram a entrada por estar com criança.



Achei muito interessante essa forma de atrair clientes.



Aqui era onde se encontrava a guilhotina usada no tempo quando as "bruxas" eram julgadas.

Início e subida da Victoria Street, talvez a segunda rua mais fotografada e conhecida da cidade. Essa rua inspirou a autora de Harry Potter com a rua diagonal.


Comida bastante típica. Se vende todas as partes do porco e muitos dizem que está maravilhoso.

Fim da Victoria Street no alto.

Se encontra na Lawnmarkt, logo na saída do Castelo.


Conhecida como Café Hub, se realizam festivais.


Catedral de St. Giles, é impressionante por dentro e presbiteriana, mas as fotos não são permitidas.

Esse lugar era usado para que os cidadões protestassem. Esse era o único lugar permitido e os que queriam mostrar seu protesto em relação a algo podiam vir aqui e fazer, a forma, cuspindo.


Prefeitura

The Royal Mille, talvez a rua mais fotografada da cidade.










Palácio de Holyroodhouse

A The Royal Mille une esse palácio com a Castelo, e tem esse nome porque tem uma milha de distância entre os dois.





Cemitério de Greyfriars, foi um dos pontos de inspiraçao para J.K. Rowling usar em Harry Potter e de onde tirou alguns nomes para os seu personagens, como o de  Minerva McGonnagall.


Se diz que esse cachorro de nome Bobby ía todos os dias ao cemitério ficar ao lado da tumba do seu dono John Gray.

Essa era a cafeteria onde J.K. Rowling tinha uma panorâmica da cidade. Aqui ela começou a escrever Harry Potter e tinha de vista principal o cemitério de Greyfriars, onde costumava passear.


Tradicionais ruas de antigamente, onde vivía os mais miseravéis da sociedade, eram locais escuros, sujos, sem saneamento básico. Parece ser que a sigla WC vem daqui e signaficaria water close, será?

Talvez um dos mais antigos sistemas anti-roubo da humanidade, quem não era de casa não saberia disso.







Não é linda a cidade?